Início Edital de Inscrição
Edital de Inscrição PDF Imprimir E-mail

 

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA GEOTÉCNICA

 

EDITAL 2014

 

 

1) APRESENTAÇÃO              

 

O Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica (MPEG) é um curso de pós-graduação do tipo mestrado profissionalizante (stricto sensu), sem fins lucrativos, credenciado pela CAPES e oferecido anualmente pelo NUGEO - Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) desde 2000. O curso é destinado a engenheiros civis, geólogos, engenheiros de minas, engenheiros ambientais ou outros profissionais com formação específica na área geotécnica em graduação ou pós-graduação e tem duração de 24 meses, sendo 9 meses destinados à fase de créditos, em módulos mensais de 40h (concentrados ao longo de uma semana) e 15 meses para elaboração da dissertação de mestrado.

 

No contexto dos mestrados profissionais, que são caracterizados pela autonomia financeira, o curso é inteiramente pago (24 meses), não sendo disponíveis, portanto, quaisquer benefícios em termos de concessão de bolsas de estudos e/ou redução dos encargos financeiros previstos. O MPEG é distinto do chamado Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, outro programa de pós-graduação vinculado ao Núcleo de Geotecnia da UFOP, também credenciado pela Capes e que possui níveis de Mestrado (Acadêmico) e Doutorado.

 

2) OBJETIVOS           

 

Os objetivos do MPEG podem ser sintetizados na formação de pessoal técnico especializado em suas diferentes áreas de concentração. Ao longo destes 13 anos de atuação e, no contexto dos mestrados profissionalizantes, o curso promoveu a capacitação qualificada de recursos humanos plenamente inseridos nas exigências específicas dos mercados de trabalho e no desenvolvimento de pesquisas aplicadas às áreas de geotecnia de barragens, geotecnia aplicada à mineração, geotecnia de pavimentos, gestão de riscos geotécnicos e desastres naturais e investigação geológico-geotécnica de maciços rochosos.

 

Esta formação qualificada, inserida no escopo direto do exercício profissional, contemplou, entre outras, profissionais das seguintes empresas: AngloGold Ashanti, AngloAmerican, AngloFerros, Arcelor Mittal, BVP Engenharia, Bunge, Camargo Corrêa, Catleo, CEFET, CEMIG, CHESF, CNEC Parsons, CODEVASF, Consulgeo, COPEL, Copasa, CSN, DER, DNIT, FEAMIG, Ferteco, Fosfértil, Georadar, Geoserv, GEOSOL, Gerpro, Golder, INB, Infraero, Intertechne, Leme Engenharia, Mineração Serra Grande, Pimenta de Ávila Engenharia, PROGEN, Samarco, TECTRAN, Toniolo Busnello, VALE, Votorantim.

 

3) ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO – CURSO DE  2014      

 

As áreas de concentração contempladas, por este edital, para o Curso de 2014, são:

 

- Geotecnia de Barragens

- Geotecnia Aplicada à Mineração

- Geotecnia de Pavimentos Ferroviários

- Gestão de Riscos em Geotecnia e Desastres Naturais

 

4) LOCAL DO CURSO 

 

As aulas serão ministradas em Ouro Preto, no novo prédio do CTGA - Centro Tecnológico de Geotecnia Aplicada da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto, situado no Campus Universitário da UFOP no Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto/MG. Parte das aulas refere-se ainda a atividades de laboratório e de campo, associadas a visitas técnicas em algumas disciplinas.

 

5) ESTRUTURA CURRICULAR       

 

A estrutura curricular do curso é composta por um módulo de aulas presenciais (9 meses, distribuídas em módulos semanais de 40h), conforme calendários anexos. As disciplinas são ministradas por docentes-doutores da UFOP e de outras universidades brasileiras e também por profissionais e consultores de notório saber nas diferentes áreas do programa. Cada módulo mensal de 40h é oferecido concentrado em uma única semana (de segunda-feira a sexta feira, nos horários de 08:00h às 12:00h e de 14:00h às 18:00h), preferencialmente na primeira semana de cada mês (ver horários disponibilizados nos Anexos dados abaixo)

 

Ao final desta fase de obtenção de créditos, o aluno deverá desenvolver, então, a pesquisa proposta para sua dissertação, com auxílio e orientação de um professor-doutor do corpo docente do programa, seja ele membro permanente ou colaborador. Após concluída, a dissertação será submetida, em sessão pública, a uma banca examinadora especial e composta por três membros-doutores, sendo um deles necessariamente externo à UFOP.

 

6) INSCRIÇÕES PARA ALUNOS EM REGIME INTEGRAL          

 

As inscrições deverão ser feitas no período de 06 de janeiro de 2014 a 21 de fevereiro de 2014, pessoalmente, em horário comercial, na Secretaria do NUGEO no Prédio da Escola de Minas, no Campus Universitário da UFOP no Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, ou por correio, mediante envio da documentação completa da inscrição ao endereço abaixo, em envelope com a seguinte identificação:

 

Inscrição de Aluno em Regime Integral

Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica

Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas (Secretaria)

Campus Universitário - Morro do Cruzeiro

Ouro Preto/ MG 35400 - 000.

 

 

Para a inscrição em tempo integral (curso completo), o candidato deve apresentar a seguinte documentação:

 

- ficha de inscrição de aluno (download em Ficha de Inscrição - Curso Integral abaixo)

- questionário de inscrição (download em Questionário de Inscrição abaixo)

- cópia autenticada do diploma de curso superior

- cópia autenticada do histórico escolar (curso de graduação)

- cópia autenticada do documento de identidade e CPF ou do passaporte (para estrangeiros)

- Curriculum Vitae com documentos comprobatórios de todas as atividades mencionadas

 

Documentação incompleta incorre na perda automática da inscrição. Todas as atividades descritas e inseridas no CV deverão ser objeto da respectiva documentação comprobatória.

 

7) INSCRIÇÕES PARA ALUNOS EM REGIME PARCIAL  

 

As inscrições para alunos em tempo parcial deverão ser feitas exclusivamente no período de 06 de janeiro de 2014 a 21 de fevereiro de 2014, pessoalmente, em horário comercial, na Secretaria do NUGEO no Prédio da Escola de Minas, no Campus Universitário, em Ouro Preto, ou por correio, mediante envio da documentação completa da inscrição ao endereço abaixo, em envelope com a seguinte identificação:

 

Inscrição de Aluno em Regime Parcial

Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica

Núcleo de Geotecnia da Escola de Minas (Secretaria)

Campus Universitário - Morro do Cruzeiro

Ouro Preto/ MG 35400 - 000.

 

Para a inscrição em tempo parcial (até três disciplinas de todo o curso), o candidato deve apresentar a seguinte documentação:

 

- ficha de inscrição de aluno (download em Ficha de Inscrição - Regime Parcial abaixo)

- seleção das disciplinas isoladas pretendidas (download em Disciplinas Isoladas abaixo)

- cópia autenticada do diploma de curso superior

- cópia autenticada do histórico escolar (curso de graduação)

- cópia autenticada do documento de identidade e CPF ou do passaporte (para estrangeiros)

 

Documentação incompleta incorre na perda automática da inscrição.

 

8) CUSTOS    

 

Curso padrão para aluno integral: 24 (vinte e quatro) parcelas mensais no valor de R$ 1200,00 (hum mil e duzentos reais) ou valor anual antecipado com desconto total de 10%. Em caso da conclusão da dissertação em período inferior ou superior a 2 anos (neste caso, mediante aprovação formal do Colegiado do Programa, sob condições específicas), o pagamento deverá ser ajustado ao número de meses (ou parcelas de meses) efetivamente cursado pelo aluno, considerando, no segundo caso, o mesmo valor mensal incidindo nos meses subsequentes.

 

Disciplina cursada pelo aluno em tempo parcial: parcela única no valor de R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) por disciplina cursada, com conhecimento e aceite explícito por parte do candidato da possibilidade de um eventual remanejamento das aulas da disciplina cursada dentro de um dado módulo (dada semana).

 

9) SELEÇÃO E MATRÍCULA

 

O processo de seleção é feito pela Comissão de Seleção, nomeada pelo Colegiado do NUGEO, e compreende a análise detalhada da documentação de inscrição, com ponderação relativa dos diferentes quesitos e elementos que comprovam e consubstanciam o perfil dos candidatos inscritos a desenvolverem pesquisas de pós-graduação nas áreas da Engenharia Geotécnica contempladas por este edital. A lista dos candidatos selecionados, de acordo com a sua ordem de classificação, será divulgada no sítio do NUGEO, em chamada específica, a partir do dia 28/02/2014.

 

Os alunos selecionados deverão efetuar suas matrículas, nas diferentes áreas de concentração do Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica da UFOP, no primeiro dia letivo do curso de 2014, que terá início em 17/03/2014. A não efetivação da matrícula no período estipulado implica uma condição de desistência do candidato e perda da vaga obtida.

 

10) DISPOSIÇÕES FINAIS   

 

A inscrição do candidato implica a plena aceitação das normas e condições fixadas por este edital, o qual pode ser objeto de aditivos e informações complementares no período de sua vigência, mediante ampla divulgação no sítio do NUGEO. Os cursos serão oferecidos para uma demanda mínima de 05 alunos e para uma demanda máxima arbitrada pela Comissão de Seleção, a partir do processo realizado. Casos omissos no presente edital serão avaliados e deliberados por decisão exclusiva do Colegiado do NUGEO.

 

Ouro Preto, 20 de dezembro de 2013.

 

Colegiado do Mestrado Profissional em Engenharia Geotécnica da UFOP

 

 

 

Anexos:
Fazer download deste ficheiro (FichaInscrição-Curso Integral.doc)FichaInscrição-Curso Integral.doc[ ]164 Kb21-12-2013 10:36
Fazer download deste ficheiro (QuestionárioInscrição.doc)QuestionárioInscrição.doc[ ]173 Kb21-12-2013 10:42
Fazer download deste ficheiro (FichaInscrição-Curso Parcial.doc)FichaInscrição-Curso Parcial.doc[ ]164 Kb21-12-2013 11:12
Fazer download deste ficheiro (DisciplinasIsoladas.doc)DisciplinasIsoladas.doc[ ]159 Kb21-12-2013 11:14
Fazer download deste ficheiro (Horario2014Barragens.doc)Horario2014Barragens.doc[ ]74 Kb21-12-2013 11:14
Fazer download deste ficheiro (Horario2014Miner.doc)Horario2014Miner.doc[ ]75 Kb21-12-2013 11:14
Fazer download deste ficheiro (Horario2014PavimentosF.doc)Horario2014PavimentosF.doc[ ]75 Kb21-12-2013 11:15
Fazer download deste ficheiro (Horario2014Riscos.doc)Horario2014Riscos.doc[ ]75 Kb21-12-2013 11:15