Critérios de Projeto para Instrumentação Piezométrica de Diversas Estruturas Geotécnicas em Mineração

Publicada em 20/03/2017

Discente: Helio Marcio Lopes de Cerqueira

Instrumentação piezométrica, como indicadores de nível d’água e piezômetros de todo tipo, são empregados no monitoramento piezométrico das variações de poro-pressão e nível do lençol freático em formações geológicas e em estruturas geotécnicas como barragens, pilhas de estéril e cavas de mineração. Em muitas ocasiões, estes instrumentos não fornecem dados confiáveis ou adequados às análises e aos dimensionamentos necessários e aos quais foram propostos. Observa-se também que o projeto de construção e instalação de um instrumento piezométrico vem sendo concebido e detalhado de forma genérica, e com isto, o propósito do monitoramento necessário não vem sendo alcançado. Este estudo propõe critérios de projeto e orientações para especificação técnica de instrumentação piezométrica em diversas estruturas geotécnica encontradas na indústria da mineração. O mesmo correlaciona os critérios de projeto propostos a um ou mais propósitos clássicos de monitoramento das variações de poro-pressão e nível do lençol freático, visando assim orientar as equipes de projeto na busca da concepção e detalhamento de instrumentos piezométricos que irão adquirir dados adequados e compatíveis com a análise ou dimensionamento necessários. Para isto, foi realizada uma consolidação das melhores práticas em monitoramento piezométrico, procedimentos de instalação e experiências de laboratório e campo, além de uma análise da especificação técnica de instrumentação e do monitoramento necessários nos diversos elementos das estruturas geotécnicas mais importantes no âmbito da mineração considerando sua função e o propósito de monitoramento.

Piezometric instrumentation, such as observation wells and piezometers, are used in piezometric monitoring of pore-pressure variation and water table fluctuation in geological formations and geotechnical structures including dams, waste dumps, and open pit walls. On many occasions these instruments do not provide data of suitable quality for the analyses and calculations for which they were initially intended. It is observed that design for construction and installation of piezometric instruments is being developed and detailed in a generic fashion, hence, the purpose of monitoring is not being achieved. This study proposes design criteria and orientation for technical specification of piezometric instrumentation in several geotechnical structures generally found in mining. The study correlates the design criteria to one or more classic purpose of pore-pressure variations and water table fluctuation monitoring, aiming to guide design teams in the quest of developing instrumentation design that will provide data of suitable quality for the analyses and calculations needed. To achieve this, a consolidation of the best piezometric monitoring practices, installation procedures and laboratory and field experiences were undertook, besides an analyses of the instrumentation and monitoring needed in several elements of the most important geotechnical structures generally found in mining, considering their function and the purpose of monitoring.

Monitoramento, piezometria, estruturas geotécnicas, critérios de projeto e propósito de monitoramento.

- Geotecnia Aplicada à Mineração

- Luís de Almeida Prado Bacellar